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Planejamento e Gestão Estratégica no Marketing Digital

Marketing Digital

Gerar e nutrir resultados positivos por meio de ações no marketing digital é a meta principal de quem está começando no empreendedorismo ou de quem já está habituado, mas não percebe avanços há um bom tempo. A boa notícia é que se você é um empreendedor em busca de visibilidade e autoridade no seu mercado por meio da gestão estratégica, está no caminho certo. Continue a leitura e saiba como gerenciar as estratégias do seu planejamento de marketing.

Marketing digital

Quais as principais estratégias que podem ser utilizadas no Marketing Digital?

Marketing de Relacionamento

Todos nós conhecemos o meio de comunicação mais popular atualmente: a internet. Por meio dela, empresas que utilizam estratégias do marketing digital fortificam o seu relacionamento com os clientes e os convida a fidelizar essa relação, além de atrair novos consumidores também.

É necessário ter em mente que cada consumidor tem suas particularidades e suas objeções, mas a motivação que os levou a comprar o seu produto ou o seu serviço, por exemplo, é algo que eles têm em comum e que você precisa identificar. Conhecer qual é o seu público, saber qual linguagem e qual meio de interação utilizar, e oferecer solução às suas dores é o papel da criação da persona que se responsabiliza por estabelecer vínculo com seus clientes.

Criamos conexões com aquilo ou com quem nos identificamos, e esta é a importância de se adequar às especificações do seu público.

Mas e na prática?

  • Comece estabelecendo quem é a sua persona e, em seguida, tenha envolvimento nos canais mais utilizados por ela (ex: Instagram, blog, Facebook, YouTube e etc.).
  • Não force um relacionamento. Crie de forma natural, por meio do seu conteúdo, interação com seus consumidores. Utilizando de CTAs (Call to Action), provoque-os ao diálogo.
  • Lembre-se, a internet é sua maior aliada. Teste e invista nos canais virtuais que mais geram resultados e que atraem cada vez mais pessoas.
 

Estratégia de Comunicação

Outra ação fundamental do marketing digital é investir na comunicação. Com o público conquistado, seu próximo interesse deve ser em alimentar de conhecimento e educação esse grupo, nutrir a confiança deste, e utilizar a publicidade no oferecimento do seu produto ou serviço. Para isso, os canais de comunicação digital precisam ser escolhidos precisamente e aproveitados ao máximo.

Mas e na prática?

  • Crie contato com o cliente através das mídias sociais. Produza conteúdo criativo, posts e publicações atrativas que despertem o interesse e a curiosidade do seu público.
  • Por meio de pesquisas e formulários descubra e estude o nível de satisfação, dúvidas, críticas, e recomendações do seu consumidor.
  • Utilize esses canais para fornecer informações importantes, avisos de promoções e ofertas, e para chamá-los a participar ativamente nos comentários.

A comunicação com seus clientes é a chave para o fortalecimento do relacionamento entre a marca e o consumidor. Sendo assim, interaja com seus consumidores nas redes sociais, e-mail, blogs e sites.

Life Time Value (LTV) – Valor do Cliente no Tempo

LTV é uma métrica que permite avaliar o valor do cliente ao longo do tempo, durante todo o seu relacionamento com a marca. Esse cálculo mostra a média de quanto o seu cliente comprou da sua empresa em um determinado período de tempo. Com essa métrica, é possível planejar mais precisamente para onde direcionar o foco do seu investimento e assim lucrar mais, e receber maior retorno.

Como fazer esse cálculo?

É simples! Basta multiplicar o valor médio da compra do seu consumidor (Ticket Médio) pelo tempo de relacionamento que ele tem com sua empresa. Quer exemplo?

Se por mês seu consumidor investe 1.000 reais em compras de produtos ou serviços que sua empresa oferece durante 3 anos, o LTV dele será o valor total dos gastos mensais em um ano (1.000 reais x 12 meses = 12.000) multiplicado pelo tempo de relacionamento (3 anos). Portanto, 12.000 x 3 é igual ao LTV de 36.000 reais.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu a utilizar a internet como meio de comunicação e de relacionamento com o consumidor, aprendeu também a calcular o LTV do cliente. Estes conhecimentos aplicados na prática vão garantir eficiência e consequentemente, maior destaque no meio digital.

Use da gestão estratégica e planeje seu marketing, abuse da criatividade e autenticidade e mova montanhas com o seu negócio.
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