Não construa seu negócio exclusivamente nas redes sociais
fevereiro 3, 2021

O que São Redes Sociais e Mídias Sociais?

No jargão do marketing, geralmente ouvimos falar sobre mídias sociais ou redes sociais sem saber realmente o que esses termos ocultam, mas então: quais são as diferenças entre redes sociais e mídias sociais?

Para não confundir mais esses dois conceitos e dominar o melhor possível o vocabulário de marketing, esclareceremos tudo neste artigo.

Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais? Qual a relação?

Mídias Sociais – Definição

Indispensável no mundo digital, as mídias sociais estão agrupadas em sites diferentes, juntamente com outros recursos da Internet. Estas são plataformas que ajudam você a colocar seu conteúdo online: artigos, vídeos, imagens, podcasts, webinars.

É através da mídia social que você poderá conversar com outros usuários, contribuir com vários projetos, receber informações sobre este ou aquele produto. Portanto, pode ser difícil para as mídias sociais incluir aplicativos e funcionalidades que permitirão aos usuários da Internet interagir e conduzir conversas. Existem vários tipos de mídia social:

Mídias sociais para publicação: geralmente são blogs e sites. Sua vocação é alcançar uma comunidade de consumidores

Compartilhamento de mídia social: eles agrupam muitas redes de conteúdo social. Seu objetivo é oferecer conteúdo e incentivar os usuários a compartilhar em suas respectivas comunidades.

Mídia de rede social: geralmente são representadas por redes sociais de contato. Os usuários da Internet o utilizam para interagir diretamente com outras pessoas, mas também para ampliar seus círculos de acordo com suas metas pessoais ou profissionais.

As redes sociais

Para permitir que os usuários interajam de maneira eficaz, elas oferecem determinados recursos, como um espaço de apresentação.

Por exemplo, você tem seu mural do Facebook, isso permitirá que você possa fazer publicações editoriais, compartilhe imagens, links ou  vídeos.

A rede social também oferece uma ferramenta de pesquisa para identificar membros que compartilham as mesmas áreas de interação, como paixões comuns, formação educacional, laços familiares. Tudo isso para expandir a rede.

Ao fazer uso de uma rede social, você também tem ferramentas colaborativas que permitirão aos usuários trocar sobre um assunto que eles prezam um ao outro.

Tendências nas redes sociais

Atualmente, muitos sites tentam existir adotando um estilo original. E com a diversidade das redes sociais, isso se torna possível. Estamos testemunhando certas tendências, como a formação de círculos de conhecimento.

Os membros procuram interagir diretamente entre si. Por outro lado, as redes sociais promovem a publicação de novos conteúdos para compartilhar seus sentimentos com a comunidade.

Diferenciar as redes sociais das mídias sociais

Para fazer a diferença entre as mídias sociais das redes sociais, devemos considerar alguns critérios como:

Comunicação

Uma vez que as mídias sociais tendem a se basear mais na comunicação digital, a rede social, entretanto, pretende colocar os usuários em contato.

O objetivo

É o critério mais relevante para diferenciar as mídias sociais e as redes sociais. Ao utilizar as redes sociais, acima de tudo, você procura criar uma comunidade composta por assinantes ou fãs. Portanto, você não está necessariamente procurando fazer negócios.

Ao usar as mídias sociais, você criará viralidade, presença online, tudo isso para aumentar sua rotatividade, promover sua marca e gerar mais vendas para produto ou serviço. Ao coletar dados e trabalhar neles, você gera bastante leads de qualidade.

Conteúdo

É um aspecto importante se você está falando sobre redes sociais ou mídias sociais. Você não vai usar o mesmo conteúdo para ambos. Graças às redes sociais, você pode, como dissemos anteriormente, interagir com sua comunidade e trabalhar na identidade da sua marca.

Conclusão

Tantos as redes sociais como as mídias sociais são ferramentas importantes para promover, gerar autoridade, tornar uma marca ou nome conhecido, atrair mais público e gerar leads qualificados.

Portanto use bastante estas ferramentas do marketing digital!
Atendimento via WhatsApp