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O Mundo Digital a Serviço dos Negócios

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Criar estratégia de marketing é um passo importante para fazer crescer o seu negócio. Porém, antes disso, você precisa analisar qual o tipo de marketing será utilizado, se o Marketing Tradicional (off-line) ou, se o Marketing Digital (online), ou se ambos. Neste artigo, a abordagem mais aprofundada será apenas sobre o marketing digital, foco deste canal. É extremamente importante entender e saber aplicar sua estratégia no meio digital, ainda mais, se a sua empresa é de pequeno ou de médio porte. Dito isso, conheça as diferenças e entenda as características e as vantagens do marketing digital, a seguir.

Marketing Digital: o que é?

Marketing digital é um conjunto de ações executadas por meio da internet a fim de se relacionar com os clientes, obter novos consumidores, e fazer branding. Esse campo digital tem ganhado valorização por todo o mundo e alcançado uma variedade de pessoas. Portanto, utilize dessa estratégia para ganhar visibilidade e destaque no seu nicho de mercado.

Marketing on-line x Marketing off-line

Agora que sabemos o que é o marketing on-line, vamos entender suas vantagens e desvantagens em relação ao marketing off-line. Dentre as diferenças dos dois tipos de marketing, destacam-se:

Meio de comunicação

Enquanto o marketing online utiliza de redes tecnológicas como a internet para comunicar e interagir, o marketing off-line utiliza de meios clássicos como os materiais impressos (panfletos, revistas, jornais, cartões de visita), e os veículos eletrônicos (rádio, televisão, ligações por telefone ou celular).

Alcance

Como já vimos, o marketing digital por utilizar as mídias sociais como um de seus principais canais, é muito mais abrangente, chegando a um grande número de pessoas. Porém, somente pessoas conectadas à Internet terão acesso e contato com a sua empresa. Por outro lado, o marketing tradicional abrange pessoas conectadas ou não à Internet, mas com um alcance bem menor, atingindo geralmente o público local (de determinada cidade ou estado).

Custo benefício

Os recursos do marketing digital são inúmeros e, além de alcançar uma grande parcela de pessoas, é um investimento notadamente mais barato em relação que o marketing tradicional. A exemplo disso temos, as transmissões televisivas em horário nobre que são o canal de comunicação em massa bastante comum e eficiente do marketing tradicional, mas que costumam custar muito mais caro que um anúncio em redes sociais que também alcança um grande número de pessoas, no marketing digital.

Estratégias do Marketing Digital

Agora que você conheceu um pouco sobre o marketing digital e sobre suas diferenças em relação ao marketing tradicional, é importante saber sobre as estratégias aplicadas nesse meio digital, e que elas existem para gerar resultados e benefícios à sua empresa. São elas, o Marketing de Conteúdo, as Ferramentas de Busca, e o E-commerce.

Marketing de Conteúdo

Criação de conteúdos ricos e atrativos que, de forma natural, aproximam seu público-alvo ao seu produto ou serviço, com a finalidade de sempre atrair mais clientes. O objetivo dessa estratégia é conquistar o público não somente pelo que sua empresa oferece em produtos ou serviços, mas também pela informação que presta, pelo conhecimento e solução de problemas ofertados. Nessa ordem, conquista também, a credibilidade do cliente à sua empresa e aos produtos que você oferece. Porém, tal estratégia só é eficiente quando o conteúdo é realmente de valor e envolvente.

Os canais de Marketing de Conteúdo mais comuns são:

  • Redes Sociais (Instagram, Facebook Twitter, YouTube): o alcance dessas mídias sociais é gigantesco, e investir em conteúdo valioso nesses meios de interação é sem dúvida uma grande estratégia. Os conteúdos podem ser produzidos em formato de textos, fotos, vídeos ou anúncios que chamem a atenção dos telespectadores e divulguem seu negócio.
  • Blogs e sites: são os canais ideais para se aprofundar mais em um determinado tópico. Enquanto no blog é recomendado publicar assuntos temáticos do nicho em que você atua e gerar conhecimento da sua área, no site o cliente é convidado a conhecer a identidade da empresa: os serviços ou produtos oferecidos, a experiência adquirida, benefícios garantidos, nome, logo…
  • E-mail marketing: utilização do e-mail para a comunicação e o contato com os clientes. É um veículo para divulgar ofertas, conteúdos, avisos, confirmações de compra e de cadastro e muitas outras funcionalidades. Além disso, é um ótimo meio para realizar pesquisas de satisfação com os clientes através de formulários para abrir a comunicação e aproximação com seu público.

Ferramentas de busca

A ferramenta de busca é uma estratégia que engloba os mecanismos de busca da internet, e dentro dela, encontramos SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e, SEM (Otimização para Mecanismos de Marketing). O uso de técnicas de SEO é a estratégia aplicada no site e/ou blog com o objetivo de alcançar destaque nos resultados de uma pesquisa no Google, Bing, Yahoo, etc. e ser encontrado mais facilmente, enquanto SEM trata de links patrocinados (anúncios).

É essencial usar ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console que ajudarão na análise e na administração de suas ações em sites. Além disso, as ações de SEO como o uso de palavras chaves, Title Tag, Meta Description e outras técnicas são de grande valia se o seu objetivo é ter visibilidade nos resultados de pesquisa no Google.

E-commerce

Essa estratégia do marketing digital é basicamente a compra e venda online. Atender o cliente, realizar ações de comercialização, administrar o faturamento de mercadorias, aplicar a publicidade, e tratar de serviços de entrega em um site digital, por exemplo, é trazer o comércio e a loja física para o ambiente virtual facilitando e tornando mais ágil o processo de desenvolvimento do seu negócio.

Marketing Digital na prática

Com tantas estratégias, o planejamento e sua aplicação podem parecer complexos, mas tirá-los do papel e colocá-los em prática é a parte principal e precisa ser realizada com eficiência. Por isso, comece aos poucos seguindo as seguintes recomendações:

  1. Aplique o Marketing de conteúdo: Se inclua no ambiente de mídias sociais e crie uma página da sua empresa em plataformas como o Instagram, o Facebook, o Youtube, e crie também o seu site, e o seu blog. Utilize todos esses meios para produzir conteúdo valioso para o seu público.
  2. Estude sobre as ações de busca: Conheça as propriedades das ferramentas já recomendadas que são oferecidas gratuitamente pelo Google como o Google Analytics e o Google Search Console. Entenda como funciona o processo de pesquisa e de geração de resultados e utilize das técnicas de SEO para garantir visibilidade.
  3. Crie seu E-commerce: Planeje, organize, gerencie e dê origem ao seu E-commerce com a cara da sua marca. Para isso, tenha em mente sua persona e o seu produto/serviço, encontre a melhor plataforma e monitore as respostas de suas ações.

Evolua no seu negócio

Gerar resultados e evoluir no mercado digital são processos que demandam a utilização de muitas estratégias e técnicas eficientes, sendo assim, é de extrema importância utilizar dos melhores meios e ações, fazer testes e acompanhar as decorrências das suas escolhas para garantir o melhor desenvolvimento da sua empresa. Comece já o planejamento e a organização dos seus movimentos dentro das estratégias de marketing digital e perceba notavelmente o resultado de cada ação realizada.

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