O que São Redes Sociais e Mídias Sociais?
janeiro 27, 2021
blog - Ilustre digital
O Mundo Digital a Serviço dos Negócios
fevereiro 26, 2021

Não construa seu negócio exclusivamente nas redes sociais

Não construa seu negócio exclusivamente nas redes sociais
Sabemos que hoje em dia as redes sociais estão em alta e uma empresa que deseja alcançar o máximo de pessoas possíveis, deve estar bem engajada e posicionada nelas. No entanto, muitas empresas esquecem que existe um mundo fora dessas redes e que este também deve ser explorado.

Riscos de depender das Redes sociais

Embora atualmente seja quase automático associarmos às empresas ao funcionamento nas redes sociais, é importante que você possa divulgar e ter uma boa estrutura também fora delas, ou seja, é bom se tornar independente, pois caso de uma delas seja extinta, o seu negócio não afundará junto.

Um belo exemplo disso é o Orkut, que era uma rede social bem famosa e mundialmente conhecida, mas que de uma hora para outra foi sendo deixada de lado até que foi extinta.

Portanto, é sempre bom ter outras opções de marketing, com um bom planejamento e estratégias para que você utilize as redes sociais, mas sem se tornar dependente delas.

Como divulgar o seu negócio sem precisar das redes sociais

É importante que você consiga diversificar as suas ações de marketing, pois o que está sendo muito utilizado hoje pode não estar sendo tão utilizado assim amanhã ou pode até mesmo ser substituído.

Invista em plataformas próprias para divulgar o seu negócio e diversificar os canais de marketing e relacionamento. Algumas boas alternativas são:

Crie um Blog para seu negócio

Os motores de busca amam o conteúdo do blog. A geração de conteúdo permitirá que o site se posicione melhor nos motores de busca graças, em particular, a uma estratégia de palavras-chave de cauda longa, que trará visibilidade significativa para a empresa. 55% das empresas com um blog geram mais tráfego.

O conteúdo útil irá gerar leads e vendas de qualidade. O objetivo do conteúdo também é fazer vendas. Na verdade, um artigo relevante desempenha um grande papel no processo de decisão de compra.

Ter conteúdo de qualidade o diferencia da concorrência. Escrever conteúdo de qualidade permite que a experiência da empresa seja estabelecida enquanto melhora a imagem de sua marca. A empresa obterá então certa autoridade e passará a ter mais abrangência e importância em seu campo de atividade.

Seu negócio precisa ter um site

Para ficar totalmente independente das redes sociais, seu negócio precisa ter um site próprio, que reflita sua marca na internet. Aqui estão alguns benefícios de criar um site para sua empresa:

Ter um site prova sua credibilidade, ele garante aos usuários que seu negócio é legítimo e explica por que seu negócio é valioso. Um site profissional é uma plataforma para aprender com seu público (e público potencial). Ele permite que você colete informações sobre seus clientes e, em seguida, adapte suas interações às preferências deles.

Se a sua empresa não estiver online e depender exclusivamente das redes sociais para atrair novos clientes, você poderá ficar sem clientes em potencial.

Com mais consumidores preferindo encontrar e comprar produtos online, é importante ter um site que apresente seus produtos e serviços. Isso cria duas oportunidades:

  1. Os clientes encontrarão seus produtos online e os comprarão instantaneamente;
  2. Os clientes encontrarão seus produtos online e depois irão até sua loja para fazer a compra.

Invista em um Aplicativo móvel

Lembra do tempo que dávamos um cartão de visita aos nossos clientes? Pois é, os tempos mudaram!

Hoje, os clientes podem levar sua empresa consigo através de um aplicativo móvel. Este tipo de ferramenta permite aos seus clientes fechar negócio a qualquer hora e em qualquer lugar, com toda praticidade, tudo na palma da mão pelo Smartphone.

Portanto…

Se você constrói o seu negócio exclusivamente nas redes sociais é como se estivesse utilizando um espaço alugado e a qualquer momento você pode ter o seu “contrato de aluguel cancelado”. Por isso, o ideal é que você crie as suas próprias plataformas para que os clientes possam encontrá-lo, independente das redes sociais ou não.

Você pode e deve fazer uso das mídias sociais para realizar o marketing da sua empresa, mas é necessário que você tenha em mente que ela é apenas uma ferramenta e que de uma hora para outra pode acabar e prejudicar bastante o seu negócio.

Atendimento via WhatsApp