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Marketing de Conteúdo como estratégia do Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Marketing Digital e, ao contrário do marketing analógico (tradicional), age de forma indireta e não invasiva, sem ela, conquistar e fidelizar clientes é algo complicado e bem difícil, desafiador. Nesta estratégia, o cliente é convidado, de forma natural, a conhecer e a comprar os produtos e serviços oferecidos, com o principal propósito de solucionar seus problemas.

Nesse artigo você vai conhecer os objetivos, as estratégias, e muito mais sobre o Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo e quais são seus objetivos?

É uma estratégia voltada a informar, a educar e a entreter o público-alvo através de publicações (conteúdos, temáticas ou assuntos) cativantes compartilhadas em canais digitais (blog, mídias sociais, e-mail marketing…). O intuito é atrair pessoas que procuram por informação, ganhar autoridade com os conteúdos, criar relacionamento com o potencial cliente até que ele adquira confiança na sua marca para, assim, fidelizar a relação com a compra do seu produto ou serviço.

Resumindo, os objetivos do Marketing de Conteúdo são: atrair novos consumidores, gerar autoridade, educar o mercado, além de alcançar um público massivo.

O conceito de Marketing de Conteúdo é simples, mas antes de pô-lo em prática, é necessário ter um bom planejamento, realizar testes e utilizar de estratégias eficazes. Porém, não se preocupe, nos próximos tópicos você vai aprender tudo o que precisa para colocá-lo na prática.

 

Estratégias do Marketing de Conteúdo para a geração de vendas

Agora é a sua vez de entender como realizar o plano estratégico do seu negócio. Nesse momento, pegue caneta e folha de papel para rascunhar respostas às 9 perguntas abaixo que darão início ao planejamento da sua estratégia.

  1. Qual é o seu público alvo?
  2. Qual linguagem ele utiliza?
  3. Quais são os principais canais utilizados por ele?
  4. Por quais assuntos ele se interessa e tem maior engajamento?
  5. Com que frequência publicar os conteúdos?
  6. Qual o nível do seu conhecimento dentro do seu nicho de mercado?
  7. Qual o nível da sua escrita?
  8. Quão atrativo é o seu conteúdo?
  9. Quem é a sua persona?

As respostas dadas a estas questões direcionarão suas ações e encaminharão o seu negócio para grandes resultados. Conhecer seu público, saber onde aplicar suas estratégias, gerar conteúdos valiosos e, principalmente, estar avaliando os resultados, analisando e corrigindo os erros, são etapas cruciais para não se desviar do objetivo do seu projeto de Marketing Digital.

Inbound Marketing

O Inbound marketing também conhecido como Marketing de Atração é o conjunto de estratégias de marketing utilizadas para gerar oportunidades de negócios por meio de conteúdos atrativos e relevantes para o público alvo. Ou seja, são estratégias que fazem com que o seu público se interesse pelo produto ou serviço oferecido e chegue até você.

Dito isto, algumas estratégias que você pode usar para atrair clientes:

  1. Estude sobre sua (s) persona (s) através de ferramentas como os insights do Facebook, pesquisas por E-mail Marketing, etc.
  2. Produza conteúdo de valor e entregue-o, através das redes sociais, do e-mail marketing, webnar, etc;
  3. Utilize do Storytelling para criar identificação, relacionamento e engajamento com sua persona;
  4. Utilize mídias diversificadas (imagens, infográficos, vídeos, passo a passo);
  5. Publique, como convidado (Guest post), em blogs de parceiros;
  6. Ofereça infoproduto gratuito para obter leads;
  7. Utilize do marketing de influência atrelado ao marketing de conteúdo;

As estratégias supra relacionadas fazem parte do funil de vendas que você vai conhecer agora.

 

Funil de vendas do Marketing Digital

Topo de funil

É quando um potencial cliente percebe que tem um problema e começa a procurar solução e informações sobre o produto ou serviço que precisa. Neste momento ele terá o primeiro contato com sua marca através do conteúdo que você ofereceu nos mecanismos de busca ou de mídias sociais, por exemplo.

A partir daí a probabilidade de troca de informações (e-mail, telefone e etc.) desse potencial cliente por mais conteúdos ou notificações de ofertas é maior, pois ele foi conquistado pelo seu material e adquiriu confiança na sua marca.

Meio de funil

Agora que o consumidor é um lead, é importante investir em bons conteúdos, em ofertas promocionais, em dirimir suas dúvidas e, assim, nutrir o relacionamento para que este cliente se convença de que o seu produto ou serviço é o melhor dentro do mercado.

Fundo de funil

Após estabelecer um laço com o cliente, partimos para o processo da venda. Nessa hora, a linguagem é mais comercial e promocional e a abordagem é direta. Neste momento você oferece e mostra claramente as vantagens da sua oferta para que o consumidor tome a decisão final e passe pela compra do produto/serviço.

Lembrando que nem sempre a totalidade do público chega até a última etapa do processo e, por isso, é importante fazer análise individual das fases do funil visando corrigir os erros e manter os acertos. Por esse motivo dá-se o nome de funil de vendas.

 

A final, Marketing de Conteúdo traz resultados?

Sim, e é a maneira principal de conquistar seu público de forma receptiva. Comece a planejar e a pôr em prática cada uma das etapas apresentadas e, com muita análise e correção, o alcance de pessoas aumentará e a fidelização de clientes também. Portanto, invista em conteúdo rico com o auxílio de estudos, pesquisas e práticas de escrita para obter um bom desempenho dentro desta estratégia. Precisa de ajuda? entre em contato que podemos te ajudar.

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