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Estratégia de Mobile Marketing

Artigo 07 - Estratégia em Marketing

O computador já foi o principal meio de acesso à Internet e às ferramentas digitais. Atualmente o uso dos aparelhos móveis se popularizou tanto que tomou lugar dos computadores. Isso porque, quase 100% dos brasileiros utilizam a internet pelo celular e mais da metade não sai de casa sem o seu aparelho. daí a importância do Mobile Marketing.

Aliás, o aumento no uso dos aparelhos mobile se deu pela praticidade que eles oferecem, pelo número de funcionalidades disponíveis e pela rapidez com que trazem a informação. Afinal, com um celular em mãos e acesso à Internet é possível estudar, trabalhar, se distrair e se divertir, interagir socialmente e ainda, fazer compras. Estratégia de Mobile Marketing.

Por esta diversidade de funções que o mobile traz explicaremos, neste artigo, a importância de você modernizar sua marca através das estratégias e do planejamento Mobile Marketing, além de mostrar-lhe tudo sobre essa fundamental estratégia do Marketing Digital.

Entendendo o mercado mobile

O Mobile Marketing é aquele realizado em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, etc. Em outras palavras, são ações de marketing desenvolvidas para aparelhos digitais com acesso à Internet e que podem ser transportados facilmente.

Mas qual o objetivo do Mobile Marketing? Simples, é só pensar nas características principais a que os dispositivos móveis remetem. Sendo assim, o seu objetivo é:

  • Facilitar o processo de vendas (praticidade);
  • Ter imediação na comunicação com o público mobile e na divulgação de informações e de novidades (velocidade);
  • Modernizar a marca e alcançar, simultaneamente, o maior número de pessoas possível (popularidade).

Por estes motivos, o Mobile Marketing é essencial dentro do Marketing Digital, pois é através dele, que mais pessoas são alcançadas, mais leads e vendas são gerados, e consequentemente, fica muito mais fácil fidelizar clientes e abrir uma comunicação mais direta com o seu público mobile. Estratégia de Mobile Marketing.

Objetivos traçados, é hora de entender e definir quais são as estratégias necessárias para começar o planejamento mobile e colocar em prática cada uma delas.

Estratégias

Existe uma variedade de ferramentas e funcionalidades dentro do Mobile Marketing, e é fundamental que você saiba quais podem e devem ser incluídas no seu planejamento mobile. Então aqui estão algumas sugestões para o seu negócio:

SMS (Short Message Service)

Conquiste a fidelidade do seu público mobile através do envio de SMS –  mensagens de texto curtas enviadas e recebidas pelo celular. Através dele, notifique seu público quando novos conteúdos forem postados nas plataformas digitais da empresa, personalize mensagens, seja informal e utilize CTAs (chamadas para ação). Estratégia de Mobile Marketing.

Geolocalização

Encontre seus clientes no mapa através da geolocalização (programação de dispositivos móveis que determina a posição geográfica dos internautas) e direcione campanhas a uma região especifica de acordo com o interesse da sua empresa.

 

Maps

Disponibilize em suas mídias sociais um atalho do maps em forma de ícone ou link com a localização da sua loja física. Com o Google Maps o cliente pode, com maior facilidade, encontrar a sua loja através das rotas fornecidas por este aplicativo.

Hotspot

Caso tenha uma loja física, crie um Hotspot – ponto de acesso aberto a uma rede de wi-fi de um estabelecimento. Através dele, o cliente deixará seus dados pessoais e poderá ter sua localização atual divulgada no Facebook em troca do acesso ao wi-fi.

Aplicativo

Planeje e desenvolva um aplicativo para sua empresa com o objetivo de criar proximidade no relacionamento com o público mobile. Ao navegar em seu aplicativo, o cliente direciona com exclusividade toda a atenção à sua marca. Além disso, o aplicativo facilita o processo de compra e gera mais vendas.

E-mail

Capture os dados de um visitante e abra um canal de comunicação com ele enviando e-mails com conteúdo, anúncios e avisos. Além disso, acompanhe e analise cada etapa do Funil de Vendas em que o cliente se encontra e nutra o relacionamento através dessa estratégia.

QR Code

Utilize essa ferramenta para redirecionar o internauta a uma página ou a um conteúdo com apenas um código de leitura rápida. Assim, com a câmera do smartphone ou de um aplicativo leitor de QR Code o cliente acessará o conteúdo do código de forma prática e rápida.

 

Sites responsivos e funcionais

Formate o seu site e o seu blog de forma que se adaptem também à versão mobile, onde a navegabilidade seja simples e descomplicada. Desta forma, o tamanho da fonte, das imagens, os botões de redirecionamento e outras ferramentas dessas plataformas aparecerão adequadamente e como planejado nos aparelhos mobile.

Formato

Atente-se ao tamanho e ao formato das fotos e dos vídeos para redes sociais, sites, e blogs afim de otimizar a velocidade de carregamento de página e de arquivos. Com este cuidado, a navegabilidade se torna prazerosa e estimulante.

 

Mídias sociais

Conheça as funcionalidades de cada plataforma disponível para aparelhos móveis, como Instagram, Whatsapp, etc. Utilize estes canais para atrair o público mobile do meio onde mais acessam. 

 

Planejamento das campanhas de mobile marketing

 

Tão importante quanto estudar estratégias é planejá-las para obter sucesso em cada campanha. É por meio do planejamento mobile que é possível garantir grande alcance de pessoas que se identificam com sua marca dentro do público mobile, mantendo alta a taxa de cliques.

Neste sentido, siga as instruções a seguir para um bom planejamento mobile:

  • Conheça o seu público e a porcentagem de pessoas que acessam suas plataformas através de um computador ou de um dispositivo mobile, e assim, direcionar maior investimento àquele que é mais engajado.
  • Analise os tipos de aparelhos que mais acessam suas plataformas, e adapte suas estratégias com base nestes dados.
  • Conheça os seus consumidores e utilize CTAs (saiba mais, compartilhar, comprar) para gerar interesse em seu público mobile e influenciar ações desejadas por sua empresa.
  • Monitore os acessos em suas plataformas, a quantidade de cliques em CTAs, os encaminhamentos e os engajamento nas redes sociais.
  • Peça autorização ao seu interlocutor antes de enviar conteúdos e campanhas para um potencial cliente. Respeite o tempo, a vontade e a escolha da pessoa e não seja invasivo.

O Mercado Mobile vale a pena?

Como foi revelado neste artigo, ingressar no Mobile Marketing pode ajudá-lo a encontrar e a conquistar potenciais clientes, melhorar a experiência do comprador, gerar praticidade em seu negócio, como também, obter mais vendas e maior engajamento. Então, a resposta é SIM, o Mercado Mobile vale a pena. Por isso, não deixe de investir em cada estratégia proposta e se prepare para colher bons resultados de cada ação aplicada em seu plano de Marketing.

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