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Estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Com a evolução tecnológica, o mundo digital se expandiu drasticamente. À vista disso, pelo grande tráfego de pessoas na internet, empreendedores perceberam quão importante seria adaptarem-se ao estilo de marketing onde pudessem alcançar em massa novos clientes e criar relacionamento com eles. 

O Marketing Digital é um universo repleto de estratégias e novidades que abre espaço para todos os empreendedores do mercado e que faz a diferença nos negócios. Falando na multidão de pessoas que o Marketing Digital pode alcançar, hoje, mostraremos a você, uma das maiores atrações da internet: as redes sociais.

Estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Redes Sociais, o que são?

Redes sociais são plataformas digitais de comunicação, interação, entretenimento e informação. Mais de 100 milhões de brasileiros faz uso diário de uma ou mais dessas plataformas.

Em outras palavras, redes sociais é um campo ideal para empreendedores que procuram visibilidade e para potenciais clientes, que em grande parte, buscam entretenimento, informação e, novidades.

Então, é exatamente nesse momento que você, empreendedor, entra em ação entregando aquilo que o público quer e precisa, fazendo com que o cliente chegue até sua empresa pelo próprio interesse.

Mas afinal, quais são as redes sociais ideais para conquistar mais clientes? É isso que você vai descobrir agora.

Principais redes sociais no Brasil

Primeiramente, cada rede social tem seus objetivos específicos e atingem um determinado público-alvo. Por isso, a escolha do seu canal de interação dependerá do seu nicho de mercado e do perfil dos seus clientes. A seguir, acompanhe uma listagem de redes sociais mais utilizadas no Brasil:

Facebook

Em primeiro lugar, temos a rede social mais popular do Brasil e do mundo com diversos propósitos, os quais envolvem a criação de novos relacionamentos e o fortalecimento dos já existentes, além de compartilhar a vida pessoal, as novidades, o conteúdo de entretenimento e, informações de cada envolvido.

Com base nisso, é possível constatar a grande utilidade que o Facebook presta como campo de uso de estratégias do marketing, começando pela gama de pessoas que ele alcança e chegando até a oportunidade de conhecer sua persona e produzir conteúdo voltado a ela.

Instagram

Outra rede social conhecida mundialmente, plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos. Com formato próximo ao do Facebook, o Instagram tem o mesmo valor e o mesmo objetivo para todo empreendedor: entregar conteúdo e ser encontrado no meio digital mais facilmente. Além disso, é uma rede social com estética e popularidade muito bem aclamadas, então investir em um perfil caprichado é muito importante.

YouTube

É a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo e uma grande ferramenta de busca na internet depois do Google. Por meio dela, pessoas buscam por todo tipo de vídeo e podem interagir com curtidas, comentários e compartilhando para as demais redes sociais. Por isso, fazer uso dessa plataforma pode trazer diversos benefícios para o seu negócio incluindo aumentar sua carteira de clientes.

WhatsApp

Sendo uma rede social de comunicação, o WhatsApp também é encontrado na liderança das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Com isso, o consumo das informações ali prestadas aumenta cada vez mais, inclusive por empresas. Através dessa plataforma é possível enviar mensagens de texto e voz, imagens e vídeos, tanto quanto, realizar ligações. Ótima ferramenta para as empresas que precisam manter a comunicação com os seus consumidores.

Como pôde ver, não faltam redes sociais para que você ingresse e faça planejamento de estratégias dentro de cada uma delas, e olha que esses são apenas alguns exemplos de muitos.

Mas agora que você já conhece algumas redes sociais, vamos conhecer suas vantagens e desvantagens?

 

Redes sociais e o marketing digital -Vantagens e desvantagens

 

Algumas vantagens

 

Visibilidade: Começando pela quantidade de acessos, as redes sociais são grandes aliadas de marcas que utilizam o Marketing Digital como estilo de publicidade. Afinal, empresas estão à procura de visibilidade e as redes sociais a oferecem com sucesso.

Modernização: Como as empresas estão em busca de clientes, nada mais eficiente do que se adequar aos seus canais de interação. Aliás, a internet chegou para somar, então adotá-la no meio profissional dará cara nova e mais modernidade à marca.

Fácil comunicação: num mundo onde a internet é um dos principais meios de comunicação tecnológico, e detentora da atenção de grande parte da população, especialmente nas redes sociais, se colocar neste universo para conversar e interagir com o seu consumidor, ou potencial cliente se torna algo muito mais prático e fácil.

Fonte de dados: O bom empreendedor valoriza conhecer o diálogo, os interesses e, as dores do seu público-alvo, e as redes sociais evidenciam isso de maneira precisa, além disso, abre portas para que as empresas busquem por essas informações através de formulários e avaliações de satisfação providenciadas por ferramentas dentro das próprias redes sociais. Por outro lado, tais plataformas também oportunizam aos usuários interagirem ativamente com publicações, sendo com curtidas, comentários, ou tudo isso junto, o que facilita a percepção do engajamento e da mensuração dos resultados de estratégias.

Custo benefício: Outra grande vantagem em utilizar as redes sociais é o fator investimento, isso porque, criar conta comercial nestas plataformas digitais não requer pagamento, ou seja, é gratuito. Por essa razão, conhecer as estratégias das redes sociais é muito proveitoso, pois é um canal de muito alcance e de pouquíssimo investimento financeiro.

Agora compreenda quatro desvantagens

 

Difícil engajamento: Este fator depende muito do valor do seu conteúdo, se faz parte do interesse do seu público e, se traz alguma novidade. Dessa forma, conseguir interação e engajamento é algo que exige muita dedicação e persistência e, ainda assim, não garante completamente que todos participem dessa etapa.

Tempo gasto: Sabemos que tempo é dinheiro, e as estratégias em redes sociais demandam muito tempo e dedicação da equipe. Por isso, se não forem usadas de maneira que gere resultado, o prejuízo será grande.

Uso incorreto: ingressar nesse meio sem saber utilizá-lo pode ser tanto um desperdício de tempo quanto um perigo para o nome da marca, dado que a informação corre solta nas redes sociais e um movimento errado pode repercutir negativamente de maneira rápida. Logo, é de extrema importância estar atento ao respeito, à privacidade e, à segurança do consumidor.

Difícil destaque: Com tanta informação, entretenimento e, novidades providenciadas por tantos concorrentes inseridos no mesmo meio, se destacar dentre muitos se torna desafiador. Por essa razão, o planejamento das estratégias do marketing nas redes sociais é tão valorizado, pois é um bom plano de marketing que aumentam as chances de se destacar dentre as demais marcas.

Vamos conhecer algumas dessas estratégias do plano de marketing digital nas redes sociais?

Como realizar estratégias do marketing digital dentro das redes sociais

Acompanhe a seguir, a lista de alguns passos essenciais para garantir bons resultados dentro do seu plano estratégico.

  • Estude o Marketing de Conteúdo, estratégia que visa atrair o cliente com um conteúdo valioso.
  • Escolha o canal onde seus clientes certamente poderão ser encontrados em maioria.
  • Capture informações pessoais dos seus consumidores sem ser invasivo para criar a sua persona.
  • Utilize as redes sociais não apenas para compartilhar ofertas e produtos, mas também informação e entretenimento.
  • Personalize seu perfil comercial e compartilhe seu conhecimento, os dados históricos da sua empresa, os valores e benefícios que mesma tem.
  • Responda comentários, tire dúvidas, comente os elogios e as críticas e, dedique atenção aos seus consumidores para que se sintam ouvidos e acolhidos.
  • Acompanhe os resultados de cada estratégia e do crescimento das suas redes sociais e, gerencie o número de vendas e de clientes alcançados através das redes sociais.
  • Conheça e utilize as novidades e as ferramentas que cada plataforma oferece.
  • Tenha consistência nas postagens e, tente compartilhar conteúdo uma vez por dia, no mínimo.
  • Estude o Copywriting para saber como induzir o cliente nas redes sociais.
  • Tenha noções de design e estética para melhor aplicar em seus posts.
  • Utilize o Facebook Ads e o Instagram Ads, para aumentar suas vendas através do anúncio.

Conclusão

Vale a pena utilizar redes sociais no Marketing Digital?

Mais do que isso, o uso correto e criativo das redes sociais pode levar uma empresa ao grande sucesso. Portanto, dedique seu tempo e invista com estratégias que alcançarão o objetivo determinado por você e faça bom uso das redes sociais como aprendido neste artigo.

Por fim, se você quer conhecer a diferença entre redes sociais e mídias sociais, leia e estude nosso outro artigo O Que São Redes Sociais e Mídias Sociais e entenda mais sobre este tema.

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