Estratégia de Marketing nas Redes Sociais
Estratégia de Marketing nas Redes Sociais
abril 2, 2021
Estratégia de Mobile Marketing
Estratégia de Mobile Marketing
abril 29, 2021

ESTRATÉGIA DE GERAÇÃO DE LEADS

Estratégia de Geração de Leads

Os maiores desafios de um empreendedor é através do Marketing Digital gerar tráfego, leads, clientes e vendas para a sua empresa. Porém, este desafio vai muito além que anunciar um produto e esperar que desperte o espontâneo interesse do público.

Por isso, no Marketing Digital, estudamos estratégias voltadas para a geração de tráfego, geração de leads e, por fim, geração de vendas.

Dito isto, hoje você vai conhecer o que são e para que servem os leads, e como aplicar essa estratégia de geração de leads no seu negócio, e muito mais.

Afinal, o que são Leads?

Estratégia de Geração de Leads

Quando um visitante tem o primeiro contato com sua marca (seja através do seu site, blog, redes sociais e etc.), seu interesse é fazer com que tal pessoa se torne um cliente e compre o seu produto ou serviço. Porém, antes que isso aconteça é necessário criar relacionamento e comunicação com este possível cliente para aumentar as possibilidades de ele chegar até a etapa de compra. E é exatamente nesse momento que os leads entram.

Leads são pessoas que têm grande potencial de se tornarem clientes a partir do momento que disponibilizam suas informações e seus contatos pessoais. Estes contatos podem ser e-mail, telefone, ou endereço e, as informações podem ser nome, interesses e objeções. Isso vai depender do contato e das informações que você precisa e quer obter deles.

É através destes contatos que você abrirá comunicação e relacionamento com um visitante para transformá-lo num lead e posteriormente, transformar um lead qualificado num cliente.

O que fazer para gerar Leads qualificados?

Não se trata de apenas criar um formulário para capturar o e-mail do visitante e enviar ofertas e produtos para a sua caixa de entrada. É necessário entender como atrair e alimentar o interesse de cada vez mais leads para que o mesmo chegue até a etapa final do processo: a compra do seu produto ou serviço.

Logo, se você quer descobrir como conseguir leads qualificados, acompanhe as instruções a seguir:

Aplique o Marketing de Conteúdo: as pessoas estão em busca de informação e não de propagandas. Ofereça materiais valiosos (como ebooks) em troca do contato e, use o e-mail marketing para continuar entregando conteúdo (como artigos em blog, vídeos no YouTube, posts em redes sociais e etc.).

Foque na CTA (Call to Action): Também conhecida como “Chamada para a Ação”, as CTAs são ferramentas fundamentais para a geração de leads (por exemplo: “clique aqui”, “baixar”, “saiba mais”). Por meio delas, a solicitação de entrega do seu próprio contato se torna mais chamativa e convidativa.

Utilize as redes sociais e mídias sociais: é importante fazer o uso dos mesmos canais que o seu público-alvo, pois é nesses ambientes que você irá nutrir a relação com seus leads. Sendo assim, invista na criação de sua página comercial em redes sociais (como Facebook, instagram, LinkedIn…), e crie o site, o blog e, o canal de YouTube da sua empresa.

 

Estude a SEO e a SEM: Através das ferramentas destas estratégias aumente o tráfego em seu site e em seu blog para gerar mais leads e, consequentemente, mais vendas. Resumindo, utilize palavras-chave, monitore as métricas do Google Analytics e faça o uso de anúncios pagos para alcançar o seu objetivo.

Seguindo estas recomendações, o tráfego aumenta, o número de leads qualificados também, o relacionamento com o lead será nutrido e, por fim, seu lead concretizará o seu interesse de compra do produto ou serviço que a sua empresa dispõe.

Estratégias online e off-line

Online: As estratégias de geração de leads online se relacionam totalmente com o Marketing Digital que usa a internet a seu favor. Logo, os canais e ferramentas mais utilizadas dessa estratégia são:

  • Sites: canal de identidade da sua empresa, onde também podem ser criados formulários para a captura de contato;
  • Blogs: meio de compartilhamento de conteúdos mais densos como artigos que irão alimentar o interesse do seu lead.
  • Redes sociais: rede de distribuição de conteúdo e de comunicação com os clientes. Tanto o conteúdo quanto a comunicação são feitos a partir da sua persona. Além disso, em se falando de relacionamento, é um canal de estreitamento entre você e o seu cliente, propício para investimento de relações públicas e parcerias com influenciadores digitais melhorando a reputação da marca;
  • Eventos online: divulgação do seu evento em canais digitais por meio de sorteios e promoções visando aumentar o número de leads. Exemplos: Webinário e podcasts;
  • E-mail marketing: ferramenta de envio de conteúdos, de ofertas e novidades por e-mail e, de fortalecimento do relacionamento com os leads.

Off-line: com estratégias voltadas para o Marketing Analógico, sua união com o Marketing Digital (online) pode, certamente, gerar mais leads. Exemplos de ferramentas:

  • Outdoors e placas: cartazes e painéis publicitários para divulgação da marca, do produto ou, de promoção em locais públicos;
  • Boca a boca: recomendação de clientes, de especialistas e, de influenciadores. Também pode ser online quando a indicação envolve comentários, avaliação de qualidade ou depoimentos de clientes em redes sociais, por exemplo.
  • Eventos físicos: divulgação realizada em lojas físicas ou em espaços públicos e captura de contato e informações do visitante, pessoalmente.
  • Mala direta: envio direto de brindes ou recompensas, de sorteios, para o endereço do seu lead.
 

Finalização do processo de venda – Funil de Vendas

Após seguir os passos listados acima, chegamos ao fundo do funil: o processo de vendas. No processo anterior, o objetivo era conseguir visitantes (topo do funil) e leads qualificados (meio do funil). Por isso, o primeiro foco foi alcançar grande número de leads em diversas mídias. A partir disso, o empreendedor se voltou para a criação de um relacionamento e para a alimentação de interesse do seu lead e, a mostrá-lo o seu conhecimento e a qualidade do seu produto/serviço até que a necessidade de compra se despertasse nele.

Agora chegamos ao processo de vendas, momento em que a “dor” do lead precisa ser solucionada e você pode oferecer a ele o que precisa. Por essa razão, é sempre importante a fase de criação de um relacionamento, pois foi neste período que a confiança do lead na sua marca e no seu produto foi alimentada despertando nele o interesse e a necessidade de compra.

Finalmente, o seu lead se tornou um cliente e o seu objetivo de venda foi atingido.

Por que buscar por leads?

Gerar leads qualificados é um passo crucial quando se trata de gerar vendas. Afinal, o fortalecimento da relação do cliente com a empresa é o que garante a fidelidade do consumidor e a confiança na sua marca.

Além disso, apenas o tráfego de visitantes não alcança o principal objetivo de uma empresa: vender. Por esse motivo, comece desde já a aplicar estratégias que tragam cada vez mais leads para o seu negócio gerando, por fim, mais vendas.

Deseja receber novidades mensais? Inscreva-se abaixo.

Atendimento via WhatsApp