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BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA GERAÇÃO DE TRÁFEGO NAS MÍDIAS DIGITAIS

Benefício e Desafios da Geração de Tráfego

Produzir conteúdo de qualidade, ser consistente em postagens, interagir com o público e acompanhar resultados são exemplos de estratégias essenciais para a geração de tráfego em mídias digitais.

Mas afinal, o que é tráfego? Quais são os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio? Como gerar tráfego? Continue neste artigo e fique por dentro dessas e de outras questões a respeito da Gestão de Tráfego no Marketing Digital.

O que é Tráfego?

Benefícios e Desafios da Gerãção e Tráfego

Tráfego, no marketing digital, é a circulação de pessoas em uma plataforma online. Em outras palavras, é simplesmente o número de visitantes que acessam determinada página nas mídias digitais. Através dele a marca conquista visibilidade e autoridade dentro do mercado digital.

Exemplificando, se sua empresa não recebe visitas em suas redes sociais, se o conteúdo do seu blog não é acessado e se não há pessoas navegando em seu site, loja virtual ou e-commerce, não há tráfego e, consequentemente, não há vendas. Isso mesmo, ao gerar tráfego, a visibilidade da sua marca aumenta e um público qualificado e potenciais clientes serão atraídos a conhecer sua empresa e, eventualmente, comprarão de você.

Dessa forma, visibilidade e tráfego andam juntos. Afinal, só é possível conquistar visibilidade se houver pessoas circulando em seus canais de comunicação e, só há tráfego se sua marca se destacar e for percebida pelo público digital. Parece desafiador, não? Mas, não se preocupe, você já vai entender como conseguir visibilidade e tráfego para o sucesso do seu negócio. Porém, antes disso, vamos conhecer os principais tipos de tráfego e onde consegui-los.

 

Tráfego Pago X Tráfego Orgânico

 Tráfego orgânico é aquele alcançado gratuitamente, sem investimento monetário em suas ações e estratégias. Por essa razão, ele é conquistado através do estudo e da aplicação de estratégias do Marketing de Conteúdo e do SEO.

Embora seja gratuito financeiramente, o tempo investido em cada ação é muito maior. Isso porque, aplicar estratégias e obter resultados dentro do tráfego orgânico é um processo lento e que exige constância e dedicação.

Por outro lado, é a forma mais eficiente de atrair um público qualificado e de criar relações duradouras, já que as pessoas chegam até sua marca de maneira espontânea, estando realmente interessadas em consumir seu conteúdo ou produto/serviço. Alguns exemplos são: posts em redes sociais, conteúdos em blog, vídeos no Youtube, etc.

Já o tráfego pago é aquele que utiliza anúncios publicitários para divulgação nas mídias digitais. Nele, é investido um valor x em alguma plataforma de anúncios (como o Google Ads, por exemplo) que por meio de ferramentas de busca auxiliará seu site a subir no ranking de pesquisas.

Ainda que seja um meio mais rápido de atrair pessoas, é importante destacar que, assim como no tráfego gratuito, o tráfego pago também exige investimento em qualidade. Afinal, uma vez que o público é persuadido a clicar no seu anúncio, o que vai mantê-lo ativo é o valor do seu conteúdo e a autoridade transmitida por sua marca. Além disso, é necessário acompanhar o retorno sobre investimento (ROI) e aumentar a credibilidade do seu site para obter melhores resultados.

Somado aos dois tipos de tráfegos citados há o Tráfego por Influência, onde o público é conquistado através de indicações feitas por influenciadores remunerados (tráfego pago) ou por boca a boca (gratuito). Essa parceria tem como objetivo aumentar o engajamento, a reputação e a credibilidade da marca.

Agora que você já conhece os principais tipos de tráfego, vamos entender onde e como consegui-los.

 

Onde e como conseguir tráfego?

 Depois de entender cada tipo de tráfego, é fundamental saber onde encontrar as principais fontes de tráfego pago e de tráfego orgânico na internet. Cada fonte alcança um amplo público com potencial de se introduzir no seu Funil de Vendas, e é por isso que você deve se integrar nesse meio digital. Alguns exemplos de tráfego são:

 Gratuito:

  • Redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Pinterest, etc. Nelas, poste gratuitamente e com frequência conteúdos qualificados e, aplique o Marketing de Conteúdo. Além disso, se destaque e ganhe a confiança do seu público criando um relacionamento duradouro.
  • Outras mídias sociais: blog, site institucional, e-commerce e loja virtual, etc. Nestas plataformas, exponha a identidade da sua empresa, compartilhe ricos conteúdos e tenha uma página funcional de comunicação clara e aberta.

 Pago:

  • Redes sociais: Instagram Ads, Facebook Ads, YouTube Ads, LinkedIn Ads, Pinterest Ads, etc. Com o auxílio dessas ferramentas crie e gerencie anúncios pagos dentro das redes sociais.
  • Outras mídias sociais: Google Adwords, Bing Ads, e-mail marketing, Marketing de influência, mídias display, etc. Utilize estas ferramentas para se destacar no ranking de pesquisas e para ganhar credibilidade através de anúncios publicitários, recomendações e, comunicação direta com o consumidor.

Agora, escolha a plataforma que mais beneficia o seu negócio e aplique o Marketing de Conteúdo e as estratégias de SEO e SEM para melhores resultados.

 

Geração de tráfego vale a pena?

Mais do que gerar tráfego, atrair maior público à sua marca é um dos principais combustíveis para a geração de Leads e de vendas. No fim das contas, quanto maior for o tráfego em suas mídias digitais, o destaque de sua empresa no mercado digital e, melhor o seu conteúdo, maiores serão as suas vendas.

Portanto, siga as dicas principais para a geração de tráfego destacadas no início deste artigo, quais sejam:

  • Produza conteúdo de qualidade em suas mídias digitais;
  • Seja constante quanto à frequência de suas postagens;
  • Converse com o seu público;
  • Acompanhe, analise e meça os resultados; e
  • Utilize estratégias do tráfego pago e/ou do tráfego orgânico.

 

Seguindo essas estratégias de Gestão de Tráfego você conquistará autoridade, visibilidade, credibilidade e avanços nas ações de sua empresa. Para tanto anote, estude e, aplique suas ações de maneira consciente e acompanhe o sucesso de suas escolhas.

 

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