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maio 20, 2021

A Importância da Identidade Visual para o Branding da Marca

A Importância da Identidade Visual para o Branding da Marca

Você provavelmente já ouviu a expressão popular “não julgue o livro pela capa“, não é mesmo? Porém, você já parou para pensar o porquê dessa expressão? A importância da Identidade Visual para o Branding da Marca.

Bem, o motivo é que, embora não seja aconselhável julgar as aparências antes do conhecer o conteúdo, essa atitude faz parte do cotidiano do ser humano. Um exemplo disso pode ser visto na escolha de um prato num restaurante, se a aparência do prato não nos agrada, perdemos completamente o interesse por ele.

Da mesma forma acontece na apresentação visual e na sustentação de uma boa imagem de uma empresa. Antes mesmo de conhecer o seu conteúdo, seu público-alvo terá o primeiro contato com a sua identidade visual e com o branding da sua marca. Neste artigo você vai descobrir o que é cada um deles e como aplicá-los ao seu negócio.

Identidade visual – o que é?

É o conjunto de elementos visuais e gráficos que compõem e constroem a personalidade da sua empresa. Por meio da identidade visual seu negócio passa para o público a imagem e a mensagem que você deseja. Assim, podemos citar como exemplos desses elementos o logotipo, o slogan, a paleta de cores, a estilização, as padronizações, as tipografias, os ícones, os mascotes, e as formas.

Seu papel é causar boa impressão aos visitantes do site, blog ou perfil das suas redes sociais, além disso, transmitir autoridade e profissionalismo dentro do mercado digital. É elementar que haja dedicação e capricho na confecção de sua identidade visual para que sua empresa seja lembrada, reconhecida e desejada pelo público digital.

 

Como personalizar sua marca?

 

Como vimos, a identidade visual é um conjunto de elementos que personaliza uma empresa. A seguir, algumas dicas destes elementos e do branding.

 

Cor

Fixe uma paleta de cores e utilize-a no design de suas plataformas digitais, nos materiais e, nos documentos oferecidos por sua empresa. Além disso, tenha cuidado quanto ao exagero de cores e procure combiná-las entre si. Uma indicação para se inspirar na criação e na exploração de paletas de cores para os seus designs é o site Coolors. Para a definição de uma paleta de cores recomenda-se pesquisar sobre a psicologia das cores e entender como elas influenciam nossos sentimentos e nossas decisões.

Exemplo:

  • Coca-Cola – vermelho e branco.
  • Samsung – azul e branco.
  • Google – azul, vermelho, amarelo e verde.
  • Yahoo – roxo.
  • Ilustre Digital – amarelo e azul.

 

Tipografia

Escolha uma fonte legível do seu agrado, e um tamanho de texto adequado para o design da sua logo e design textual das suas plataformas. Porém, lembre-se que algumas fontes exigem que seja concedida uma licença para sua utilização. Por isso, opte por fontes livres de direitos autorais através do site Fontsquirrel, plataforma que contém centenas de fontes de alta qualidade e livres de direitos autorais, que são gratuitas.

Exemplos:

  • Youtube – Alternate Gothic.
  • Nike – Futura.
  • Google Maps – Product Sans.
  • Amazon – Officina Sans.

 

Logo

Desfrute da sua capacidade de criar e produza seu logotipo, símbolo gráfico que representa visualmente sua marca. Portanto, projete algo que condiga com a personalidade do seu negócio, que seja algo simples, geométrico ou robusto. Ademais, utilize a paleta de cores com fundo contrastante e a fonte característica da sua identidade. 

Exemplos:

  • Apple – maçã mordida.
  • Lacoste – crocodilo.
  • McDonald ‘s – letra M amarela.
  • Netflix – letra N maiúscula e vermelha.

 

Forma

Inove e aproprie-se de tendências ao utilizar formas geométricas, como triângulos, retângulos, círculos, traços, setas, linhas, pontos, etc. Consequentemente, sua marca transmitirá uma imagem moderna e convidativa ao seu público. À vista disso, procure usar a plataforma Pinterest e se inspire em ideias de posts minimalistas para as redes sociais, brinque com o seu estilo e compartilhe-o em suas plataformas digitais.

 

Slogan

Influencie seu público com uma frase impactante com a qual ele se identifique. Portanto, o slogan deve ser curto e simples, de fácil memorização, que apresente uma solução e, que seja marcante. Além disso, tenha em mente quem é o seu público-alvo e qual é a sua persona ao montar e combinar palavras. Por fim, utilize os elementos da sua identidade visual (como a fonte do texto, cores, etc.) para o design gráfico dele. Assim, sua marca será lembrada, valorizada e alcançará autoridade.

Exemplo:

  • Tang – “Preparou, bebeu, faz.”.
  • Natura – Bem Estar Bem.
  • Caixa – “Vem para Caixa você também, vem!”.
  • Red Bull – “Red Bull te dá asas.”
  • Ilustre Digital: O nosso negócio é fazer com que seu negócio cresça.

 

Identidade visual em materiais e documentos

 

Papel timbrado

 Documento personalizado com as informações de contato e os detalhes da sua instituição, como nome, logo, endereço, e-mail, número de telefone e site. Este, por ser um documento que transmite profissionalismo e credibilidade, é usado para contratos, ofertas e cartas. Mantenha as informações atualizadas e projete um design simples e formal de acordo com as características visuais da sua marca.

 

Cartão de visitas interativo

Cartão virtual responsivo que contém as informações de contato de uma empresa disponível em aparelhos digitais. Assim, com apenas um clique é possível fazer uma ligação, encontrar a loja física no Maps e entrar diretamente no link das mídias digitais da empresa, por exemplo. Suas vantagens são inúmeras, uma vez que é ilimitado, prático, moderno, sustentável, e mais barato que o cartão físico. Portanto, não deixe de personalizá-lo com as cores, logo, e padrões da sua marca.

 

Branding – o que é e qual a sua importância?

É a gestão de estratégias da marca que cria conexões e relacionamentos com o público. Em outras palavras, o branding aproxima o consumidor à marca, cria ligação duradoura e, conquista a fidelidade dos clientes. Podemos observar que quando se trata do planejamento de ações do branding a identidade visual assume elevada importância, isto porque cada elemento dela define a personalidade da marca fazendo com que o consumidor se identifique com ela.

Fica evidente que para ter bons resultados em estratégias de branding é necessário um bom planejamento da identidade visual do seu negócio. Para isso, defina suas características principais e responda às seguintes questões que te ajudarão nesta etapa:

 

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quem é a sua persona?
  • Qual linguagem seu público-alvo utiliza?
  • Quais canais de comunicação são mais utilizados pelo seu público?
  • Qual é a dor do seu público e que solução você pode oferecer a eles?
  • Qual a mensagem que sua marca transmite aos seus consumidores?
  • Quais são os valores da sua empresa e como você pode descrevê-la?
  • Qual é o posicionamento da sua marca e o seu diferencial?

Por fim, após obter respostas a estas questões para a definição da personalidade do seu negócio, basta incluí-las em todas as ações do seu plano de marketing e mantê-las evidentes para os seus clientes e visitantes.

 

Concluindo…

Neste artigo você aprendeu a importância da identidade visual para o branding da marca e como aplicá-la ao seu negócio. Agora é hora de causar boa impressão, planejar, dar uma cara e uma personalidade à sua marca.

Desta forma, os resultados virão e você conquistará a autoridade e o profissionalismo que busca no mercado digital.

 

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